Rui Barbosa e a vergonha de ser honesto


Outro dia estava no Orkut, no fórum de uma comunidade, quando li o desabafo de um internauta, indignado com os rumos do Brasil. Depois de citar vários crimes cujos autores ficaram (ou ficarão) impunes, indo de fraudes na Previdência até o recente assassinato do menino João Hélio, ele disse o seguinte:

"Errado sou eu que acordo às 04:30 da manhã para ir trabalhar, pago IPTU, CPMF, IPVA e outras merdas por aí. Bem feito pra mim, quem mandou eu ser honesto."
Imediatamente me lembrei de uma famosa citação de Rui Barbosa (1849-1923). Eu não tinha maiores informações sobre o contexto no qual a frase foi proferida, mas as palavras do imortal (ele presidiu a Academia Brasileira de Letras) foram estas:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Resolvi pesquisar na Internet e encontrei a Fundação Casa de Rui Barbosa, que possui vários textos completos do autor, disponíveis online. Lá, encontrei a transcrição do texto em questão, incluindo os apartes dos outros senadores, os gritos de "muito bem!" e os comentários da mesa diretora. Eis aqui o texto integral:


Rui Barbosa fez este desabafo em 17 de dezembro de 1914, ao defender seu Requerimento de Informações sobre o Caso Satélite. O Caso Satélite, segundo palavras do próprio senador, foi uma chacina de presos. A impunidade dos assassinos confessos, depois de quase 4 anos decorridos do crime, foi o que motivou Rui Barbosa a fazer o Requerimento. Eis uma descrição do fato e o motivo da solicitação de informações:

"Oito ou dez assassínios, praticados gratuitamente, estupidamente, covardemente, barbaramente, contra oito ou dez homens inermes, no convés de um navio mercante, durante uma expedição armada pelo próprio Governo, pelo agente da força pública a quem o Governo entregou a guarda, a segurança e a conservação desses mesmos homens.

Se, portanto, o Governo não queria o crime, se o Governo não é quem tinha autorizado esse crime, se o Governo sentia diante desse crime a repulsão que todos sentiram, não era lícito a esse Governo hesitar um só momento, em instaurar processo ao criminoso."
A seguir ele comenta que há um fato novo: um dos "assassinos confessos" alegou ser inocente e solicitou a instauração de um inquérito -- exatamente o que Rui Barbosa estava pedindo. Antes do desabafo anteriormente citado, ele diz:

"Se o Tenente Melo pede o Conselho de Guerra é porque tem consciência de possuir elementos com os quais julga poder estabelecer a sua defesa.

Ignoro qual seja, mas o que o público inteiro acredita e o que é lógico em face dessas circunstância, lógico, de uma lógica irresistível, é que o que se receia é a defesa do Tenente Melo, que o que se teme é que aquela boca se abra, é que aquele acusado se defenda. E se isso é o que se teme, é porque há grandes criminosos, criminosos maiores, cuja responsabilidade há grandes interessados em salvar."
A Chacina do Satélite ocorreu em 1914. Quase um século se passou e a impunidade no Brasil continua a mesma.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns..
pelo comentário muito bem situado, pela lembrança de um gigantesco homem público. E pela lembrança oportuna neste tópico
albrecht disse…
Opa, tudo bem?
Li seu comentario no post do linux-br, tais vendendo o mesmo o AIMA? Eu me interesso, mas como sou estudante nao da para comprar um novo... mas usado é sempre uma alternativa :-) Como podemos negociar ?
assalto disse…
é o famoso jeitinho brasileiro.
Como uma pessoa fica rica no Brasil?
R.: política.
Ou você torna-se político, ou fica amigo de político.
Emqualquer das duas opções tanto faz a sua profissão/formação. Estando perto ou dentro da política é um caminho certo do dinheiro.
E a gente ainda tem a cara de pau de reclamar da corrupção no governo.
P.S. (é lindo e ao mesmo tempo triste que o lendário rui barbosa já havia percebido isso, há muito tempo atrás)
Anônimo disse…
Rui Barbosa tinha tanta vergonha de ser honesto que não o foi (como diria o próprio, em seu português impecável).

pesquise no google com os termos "política do encilhamento" e descubra por si mesmo do que estou falando.
Alex Rosa disse…
Dois pontos sobre as acusações a Rui Barbosa:

1º) É uma falácia "ad hominem"; ao invés de atacar o argumento, se ataca o homem. É atacar a mensagem ao invés do mensageiro. Pergunto: a frase famosa fica INCORRETA se Rui Barbosa tiver sido desonesto?

2º) Pesquisei sobre o assunto e não vi consenso: há quem ache que ele foi apenas desastrado (ou ingênuo) ao criar o "encilhamento". Não parece haver provas de que ele também tenha lucrado com o golpe no mercado financeiro que ocorreu na época.
mtislav disse…
Uma amiga carioca mandou para mim uma cansão : “falas de Cleide Cansao e Rui Barbosa”. Então, fui no Google com a pesquisa “Rui Barbosa tem vergonha” até na casa do senhor... Faz uma semana, entrei numa polemica com uma menina francesa (eu também) que conhece o Portugal e o Brasil. O ponto era saber si tem uma classe media num Brasil. No final, dizia para ela que os Brasileiros (ricos) deveriam ter vergonha...

E interessante de ver que R. Barbosa da a pensar no Brasil agora. Bom-dia de um franco-brasileiro
Anônimo disse…
Rui Barbosa veio da Bahia sem tostão. No Imperio foi Conselheiro do Imperador e continuava remediado. Curiosamente, após o golpe da Republica que ele maquinou mas não alardeou a participação, ele fez o encilhamento, destruiu o PIB do Brasil que regrediu 20 anos, fez o tão sonhado acordo comercial com os EUA , pleiteado por 50 anos(por eles)e não vendemos nem 1kg de açucar como era previsto. Depois de tudo comprou a mansão de 2.000m2 de Botafogo que pertenceu à Thomas deLarue, que por acaso ganhou dele um contrato de fabricação de dinheiro por 50 anos. Quanto será que isso valeu? Morreu riquissimo. Sempre que esbarrava em Rui, o Barão Carlos de Laet dizia em alto e bom som: "Rui Barbosa, o Conselheiro que aconselhou mal o seu aconselhado" . A minha pergunta é: Quem é o ingenuo, ele? ou nós? raciocinem bem, antes de acreditar no que as pessoas QUEREM que voce acredite. Mesmo 100 anos depois.
Alex Rosa disse…
Isso é um ataque ad hominem, Sr. Anônimo. Não está em discussão o caráter ou a moralidade de Rui Barbosa, mas a pertinência daquela frase. Ainda hoje, no Brasil, é vergonhoso ser honesto.
Joe Edman disse…
O nosso querido Sr. Anônimo aí provavelmente é um desonesto também. Faz parte da estratégia dos desonestos deste país fazer com que a honestidade se torne algo errado e incoerente. O objetivo é fazer a desonestidade ser trivial, banal e algo tão comum que nem seja passível de punição. Aí então a profecia do (também desonesto, porque não?) Rui Barbosa está cumprida. E isso confirma ainda mais sua frase! O Sr. Anônimo aqui é nada menos que a prova...
Rubens Parizio disse…
Ainda hoje, no Brasil, é vergonhoso ser honesto.
http://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/
Hana disse…
Neste momento estou fazendo uma pesquiza e acabei conehcendo seu blog, eu volto para reler seu post antigo, pois muito me interessa seu blo, pela cultra e pela riqueza que aqui encontro.
com carinho
Hana
perseu e cia. disse…
Olá, Alexsander.
Postei este seu texto numa lista de que participo e ele foi questionado, qto à vercidade do fatos referentes a Rui Barbosa e o caso da Chacina do Satélite. Fui verificar suas fontes (Casa Rui Barbosa) e nada encontrei, como tb não encontrei nada em canto nenhum onde pesquesei. Pode por favor, me remeter à fonte onde possa obter essas informações?
Grata
fatima
Anônimo disse…
DEBAIXO DO CÉU TUDO É VAIDADE... ATÉ A HONESTIDADE.
Anônimo disse…
Responda me se puder, qual o ser humano nascido de homem e mulher já provou a corrupção, qual ser é honesto? maldito do homem que confia no homem, toda humanidade é falha, pois é carne, matéria dirigida por seres imundo das trevas, por isso a cegueira está estampada em nossos representante políticos e as autoridades dos três (03) poderes constituidos
Alex Rosa disse…
Perseu, corrigi o link.
Anônimo disse…
Gostaria que me informasem os admiradores do Sr. Barbosa, se eles tem ideia de como ele acabou sendo proprietario do palacete em Botafogo que pertencia a uma Baronesa e estava alugado à Thomas de La Rue, fabricantes de papel moeda, que por coincidencia, na gestao do Sr. Barbosa no ministerio da Fazenda, levaram uma concessão de fabricação por 50 anos do dinheiro do Brasil. Será que essas coincidencias que hoje são tão comuns nos nossos governos , ja eram também na´época?
Mário José da Silveira disse…
Prezados amigos:
Como comentaristas e também debatedores, todos até agora tem demonstrado muita inteligência, e eu vos parabenizo por isso.
Mas, agora quero manifestar a minha opinião:
É muito difícil conhecer-se uma verdade cabal, ainda mais, tratando-se de assuntos polêmicos e ora jacentes no túmulo do tempo. São fatos ocorridos há cerca de um século. Vemos que até hoje, apesar da vastidão de informações da qual dispomos, muitos casos de corrupção ainda não são elucidados, e quando já são considerados como encerrados e sentenciados, ainda são dignos de contestação.
Todas as informações que conseguíssemos hoje, compilando os mais consagrados textos, ainda seriam insuficientes na busca desta verdade, porquanto os jornais e livros da época, nunca foram totalmente imparciais. E nunca serão.
Todo livro, jornal, radio, televisão, internet ou qualquer outro meio de comunicação tem sua parcialidade, e isto ocorre porque há uma infinita diversidade de ideias e pontos de vista.
Quero terminar, expondo um apotegma:
“NA POLÍTICA NINGUÉM É COMPLETAMENTE VERDADEIRO, MAS, TAMBÉM NINGUÉM É TOTALMENTE MENTIROSO”.
Nilza disse…
Independente do que aconteceu ou não aconteceu, as palavras de Rui Barbosa não perderam a beleza e continuam atuais. De muito bom gosto a escolha do tema. Quando usamos dos meios de comunicação para denegrir a imagem de quem quer que seja, é porque temos total conhecimento de causa e provas cabais e não tão somente algo que encontramos aqui e acolá. Alexsander Rosa, concordo com você em relação a pertinência da frase. Parabéns por sua sensibilidade e pela divulgação desta frase famosa.
Anônimo disse…
Senhores, não sei dizer se Rui Barbosa foi um desonesto.
Sei que foi político, sei que foi advogado de sucesso.
Se pensarmos hoje em advogados de sucesso, de renome nacional, veremos alguns que ficaram ricos e que não podem ser alcunhados de desonestos.
Então, considerada a capacidade de Rui Barbosa, até prova cabal em contrário, prefiro crer na sua honestidade.
Anônimo disse…
Cem anos depois e a história se repete... Casos de corrupção impunes cada vez mais fazem parte da nossa história, mas agora mais constantes do q nunca. Vergonha. Pena que a maioria do nosso povo não partilhe da mesma indignação.
Anônimo disse…
"Cem anos depois e a história não se repete".A história é composta de vários capítulos, em todos estes capítulos há evidências incontestáveis de desonestidade , irresponsabilidade , desvio do dinheiro do povo (chamado dinheiro público) e muito mais mazelas das administrações públicas do Brasil, e portanto, uma continuidade neste centenário.Decorrente disto, como consequência palpável e de axiomática incontestabilidade , o rosto em destaque do brasileiro da atualidade dicotomiza dois retratos: 1) Um império de burgueses malditos,alocados nas mídias , em privilegiados postos do serviço público ,armados (sem o menor senso de justiça) com armas de fogo de diversos calibres, prontos para eliminar quem se opõe ao sistema vigente, eles tem seu pessoal de suporte; latrocidas com o pragmático papel de encurralar a sociedade do bem .Estes meliantes são beneficiados pelos seus amigos cleptogratas respeitosos,legisladores, acima de qualquer suspeita.2) Os miseráveis pagadores de impostos.Assalariados , injustiçados, sem direito de ser gente , porque lhe subtrairam tudo.
Que atualidade dos comentários de Rui Barbosa.
Leitores amigos, os que tiverem e-mails ou contatos com políticos, que se dizem "brasileiros", trnascrevam para eles. A fim de sentirem envergonhados.
Sebastião Costa de Souza
souzasebastiao@rocketmail.com
12 de abril de 2017
Unknown disse…
Oi meu xará. Pretendo dá minha humilde opinião sobre a frase de Rui Barbosa, não julgando o caráter dele, prefiro trazer esta frase para minha vida e dizer o quanto é difícil ser honesto neste país. Sou servidor e trabalho com fiscalização, posso afirmar que a minha volta não conheço quase ninguém que seja cumpridor das leis e quando eu critico a clara desobediência às leis por parte de meus conhecidos sou sempre criticado e chamado de "Caxias” como se obedecer as leis, não prevaricar, não ser corrupto e procurar ser ético, fosse errado. Sempre procuro olhar para países nórdicos e o Japão que são os melhores países no mundo para se viver e não chegaram aí de qualquer jeito, o que eles têm que o Brasil não tem são os valores morais e educacionais. Eu tenho um sonho de um dia ver esse país ser uma Noruega que há alguns séculos era habitada por vikings e hoje só é o que é porque valorizam a família, a moral e o que é correto. A Dilma já caiu o Temer está balançando e eu sei que se a lava jato procurar muito NÃO VAI SOBRAR NINGUÉM PRA SER PRESIDENTE PORQUE NINGUÉM MERECE TODOS SÃO CORRUPTOS. Meu medo é is militares tomarem o poder com a intenção de gozarem desta piscina de dinheiro que é a política brasileira. Um abraço à todos.
Paulo disse…
Acusar alguém de utilizar a falácia "argumentum ad hominem" logo após escrever um texto com apelo à reputação de alguém (argumentum magister dixit) é notável...
Unknown disse…
O que esta em julgamento não é o caráter do escritor, mas infelizmente a situação em que nós vivemos neste Brasil corrupto. Onde podemos até crer que, nem todo ladrão é politico mas todo politico é ladrão. Ser desonesto no Brasil já faz parte da vida cotidiana. No Brasil o crime compensa.
Unknown disse…
O que esta em julgamento não é o caráter do escritor, mas infelizmente a situação em que nós vivemos neste Brasil corrupto. Onde podemos até crer que, nem todo ladrão é politico mas todo politico é ladrão. Ser desonesto no Brasil já faz parte da vida cotidiana. No Brasil o crime compensa.
Anônimo disse…
História mostra Rui Barbosa como espelho da honestidade. Lógico que não posso afirmar que sim ou que não. Entendo que essa virtude também depende muito das oportunidades, não sei se um homem pobre e honrado chegando ao supremo poder continuará mantendo seu caráter. Histórias, creio que de uma forma geral são fantasiosas, vide Tiradentes que de um vil marginal, em outra face da politica transforma-se em herói. O certo, ou o que tenho convicção, é que a história da humanidade é sempre mesma, aqui e em toda face do planeta terra. Muda-se os personagens mas a narrativa é sempre de fundamentos idênticos. Creio que a desgraça brasileira em todos os tempos esteve em um submundo invisível obscuro, onde tudo e todos são manipulados por forças estranhas, quase impossível de serem vencidas, compreendida, passando de geração em geração até nossos dias. As autoridades em si são apenas marionetes que são compradas a altos preços, mas sabendo que os pescoços da forca serão de terceiros. Assim de traições em traições viemos de Cabral ao século XXI.
Livro Errante disse…
Por causa do trecho de Rui Barbosa largamente usado, para se criticar a desonestidade atual, posto o discurso na íntegra. Fonte:abcdamoarquia


Este é o texto completo das famosas considerações de Rui Barbosa sobre a crise moral, que, infelizmente, não é apresentado ao público. Pelas palavras de Rui Barbosa, fica bem claro que a ruína moral do Brasil começou com a proclamação da república. É só ler o texto para conferir.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...”.
Essa foi a obra da República nos últimos anos.
No outro regime (monarquia) o homem que tinha certa nódoa em sua vida era um homem perdido para todo o sempre - as carreiras políticas lhe estavam fechadas.
Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam a que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais.
Na República os tarados são os taludos. Na República todos os grupos se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da prática das instituições. Contentamo-nos, hoje, com as fórmulas e aparência, porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco, delas quase nada nos restando.
Apenas temos os nomes, apenas temos a reminiscência, apenas temos a fantasmagoria de uma coisa que existiu, de uma coisa que se deseja ver reerguida, mas que, na realidade, se foi inteiramente.
E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem..."

(Rui Barbosa - Discursos Parlamentares - Obras Completas - Vol. XLI - 1914 - TOMO III - pág. 86/87)

Postagens mais visitadas deste blog

O discurso de John Galt

FIFA Club World Cup