FIFA Club World Cup

Numa grande final do Mundial de Clubes da FIFA, o SC Internacional derrotou o todo-poderoso FC Barcelona por 1 a 0. Foi um jogo histórico, onde o time espanhol era franco favorito. Vejam no Youtube os melhores momentos ou apenas o gol da vitória, marcado por Adriano. Segundo Joseph Blatter, presidente da FIFA, somos o 3º clube a vencer esse título. As competições anteriores, Copa Intercontinental e Copa Européia/Sul Americana, não eram Mundiais. Blatter não está sozinho, pois a maioria dos clubes que as venceram também pensam assim:

Atlético de Madrid (ESP) - Copa Intercontinental (1974)
Boca Juniors (ARG) - Copa Intercontinental (1977, 2000 e 2003)
Independiente (ARG) - Copa Intercontinental (1973 e 1984)
Inter de Milão (ITA) - Intercontinental Cup (1964 e 1965)
Juventus (ITA) - Intercontinental Cup (1985 e 1986)
Manchester (ING) - Intercontinental Cup (1999)
Milan (ITA) - Coppa Intercontinentale (1969, 1989 e 1990)
Nacional (URU) - Copa Intercontinental (1971, 1980 e 1988)
Olímpia (PAR) - Copa Intercontinental (1979)
River Plate (ARG) - Copa Intercontinental (1986)
Vélez Sarsfield (ARG) - Copa Europeo-Sudamericana (1994)

A Copa Intercontinental surgiu em 1960 pra determinar o melhor time do mundo, numa época em que apenas a UEFA e a CONMEBOL tinham competições continentais de clubes. Isso mudou no início dos anos 70, quando as demais confederações já tinham competições de clubes sólidas. Vejam como poderia ter sido uma hipotética FIFA Club World Cup de 1987:

UEFA: FC Porto (Portugal)
CONMEBOL: Peñarol (Uruguai)
CONCACAF: América (México), esteve no Mundial de 2006
OFC: Adelaide City (Austrália)
AFC: Furukawa Electric (Japão)
CAF: Al Ahly (Egito), esteve no Mundial de 2006

Quem garante que Porto e Peñarol chegariam mesmo à final? Talvez o Al Ahly ou o América, times de tradição, pudessem aprontar uma "zebra". Não sabemos, nunca saberemos, pois os times de fora do "eixo" UEFA-CONMEBOL estavam excluídos da disputa. Por isso a competição se chamava "Copa Intercontinental": confrontava apenas os campeões de duas confederações.

Na maior parte do mundo as pessoas e os clubes (conforme demonstrado acima) chamam as competições pelos seus nomes corretos: bananas são bananas, maçãs são maçãs. Em alguns lugares, no entanto, ainda insistem em chamar a antiga Copa Intercontinental de "Mundial" - notadamente, o Brasil. Talvez tenha a ver com o ufanismo exagerado. Talvez.

Comentários

Anônimo disse…
O Grêmio foi o primeiro time do Sul do País a conquistar o Mundo. Não me interessa se jogavam 10 times, 2 times, ou meio time. Ganhou, ganhou. Grêmio Campeão do Mundo pra sempre. Não me interessa Blatter ou Sound Blaster... q se ferre FIFA, UEFA e o escambal... nos vemos na Libertadores 2007. Que vença o melhor.
Imortal Tricolor!!
Anônimo disse…
E O Santos de Pelé?Não foi campeão mundial?Contra Benfica e Milan?Ou será que algum time japonês ou africano,árabe pararia o grande Santos que em suas excursões pelo mundo enfiava 4,5,6 nesses timinhos!E para pontuação no ranking o mundial antigo e este valem a mesma pontuação 40 pontos .Santos fc Bi Mundial e o melhor time que já existiu!!
Anônimo disse…
Leia novamente, eu disse que nos anos 60 realmente apenas UEFA e CONMEBOL tinham competições sólidas de clubes. A partir do início dos anos 70 é que as demais confederações começaram a criar as suas competições continentais.
Anônimo disse…
Santos fc considerado pela Fifa em seu site como o maior time do século xx nas américas e o único time de futebol do planeta a ser imbatível em qualquer lugar a própria fifa entra em contradição nas matérias do mundial de 2007 que ela diz ser uma nova versão !O Inter é campeão mundial sim e torci para ele desde a libertadores quando ficaram hospedados no CT Rei pelé do Santos fc aonde ganharm muitas energias positivas do maior time de futebol em todos os tempos enviei várias mensagens a diretoria antes das finais da libertadores desejando boa sorte a qual fui agradecido por eles através de emails depois da conquista da libertadores ed o mundial mas não vamos esquecer as glórias do passado .abraços e saudações alvinegras praianas .
Anônimo disse…
Grêmio Campeão toyota,Flamengo Campeão Toyota,São Paulo campeão Toyota,Santos fc Campeão Intercontinental,Inter Campeão toyota,Curintia campeão de verão.
Anônimo disse…
A Copa do mundo de seleções nas primeiras edições só participavam times europeus e sul americanos e até hoje só europeus e sul americanos foram campeões mundias igual acontece nos clubes.
Anônimo disse…
O que você acha da Copa rio 1951.Do palmeiras foi um título mundial?Eu acho que mesmo sendo um torneio amistoso deveria ser reconhecido pelo menos como Copa Intercontinental e ser reconhecido também no Ranking da Conmebol,Uefa e Fifa porque não tem nenhum valor nos rankings de clubes .
Alex Rosa disse…
A seleção de futebol do Uruguai ganhou as Olimpíadas de 1924 e 1928, quando ganhou o apelido de "Celeste Olímpica". A primeira Copa do Mundo foi em 1930... mas nem por isso o Uruguai se considera "Campeão do Mundo" de 1924 e 1928.
Anônimo disse…
Olímpiadas não tem nada a ver com Copa do Mundo são jogadores até uma certa idade e na época só jogavam amadores.já a competição de clubes foi sim instituída para o Campeão europeu se enfrentar com o campeão sul americano para medir quem era o melhor time do mundo de profissionais quem teve a iniciativa foi Santiago Brernabeu então presidente do real madrid!O campeão da Copa Intercontinental sempre foi considerado o melhor do mundo e tenho dito!!Queria ver se o Inter tivesse ganho antes se você não iria falar que era Bi campeão do mundo igual o São Paulo se diz Tri e no site do manchester united eles se dizem que são os primeiros Campeões do mundo da Inglaterra no site da Uefa quando da realização das finais intercontinentais ela sempre dizia que o campeão estava no topo do mundo !!
Anônimo disse…
Copa Intercontinental o verdadeiro mundial interclubes nunca foi um torneio amistoso sempre foi organizado pela Conmebol e Uefa e referendado pela Fifa lá no site da Fifa eles contam a história da competição !!Bom o nome não interessa o que interessa é a importância histórica de quem a conquistou!!
Anônimo disse…
A FIFA diz que desde a implatação da Copa intercontinental em 1960 os vencedores podem presumir-se de terem a Coroa de Campeão Mundial de clubes em suas galerias !!E outra Intercontinental ou mundial na verdade são tudo intercontinentais porque para serem um campeonato mundial de verdade deveria ter representantes do mundo todo e disputarem o sistema de ida e volta portanto seria inviável um campeonato assim tem que se ficar nessas copas mesmo !!Porque então a Fifa não deixou prosseguir com a Copa Toyota? se não vale nada?Agora que essa copa toyota nova versão é esquisita é os campeões sul americanos e europeus só entram nas semi é porque é na verdade uma copa Intercontinental com mais continentes!!E tenho dito!!
Anônimo disse…
Esse negócio de site de federação o que importa é o papo de boteco e no boteco Santos,Grêmio,Flamengo,São Paulo e Internacional são verdadeiros campeões mundiais ja o curintia no boteco é campeão do torneio de verão em 2000!!não mundial!!
Anônimo disse…
Como que pode ser campeão mundial sem ser campeão sul americano?Isso foi a maior marmelada que existiu !!Portanto por méritos Santos,Flamengo,São Paulo,Grêmio e Internacional na boca do povo que é a que vale são campeões mundiais incontestáveis porque se defrontaram com os legítimos campeões europeus dos anos respectivos de suas conquistas!!E tenho dito!!
Alex Rosa disse…
A Copa Intercontinental (1960-1979), com jogos de ida-e-volta, era mesmo o maior título de clubes do Mundo em sua época. No período inicial, até 1970, era como se fosse um Mundial mesmo. Nos anos 70 as coisas mudaram, pois vários clubes europeus estavam desistindo de competir -- por causa da violência e do calendário. Em 1975 r 1978 não houve Copa Intercontinental; em 1971, 1973, 1974, 1977 e 1979 o campeão europeu não quis jogar, forçando a UEFA a enviar o vice ou mesmo o terceiro colocado.

Pode-se dizer que a Intercontinental, especialmente no período entre 1960 e 1970, era um "Mundial de Clubes", ou pelo menos o equivalente a um Mundial. Depois disso houve duas mudanças:
- os clubes europeus perderam o interesse (conforme mostrado acima)
- as confederações dos demais continentes começaram a realizar copas e pleitear o direito de disputar um "Mundial" junto à FIFA

A Copa Intercontinental morreu, e no ano de 1980 foi criada a "Copa Toyota", ou "Copa Européia/Sul-Americana", para ficar no seu lugar. Essa competição teve, desde o início, um caráter amistoso.

Somente em 2000 a FIFA resolveu criar um "Mundial de Clubes" de verdade, fazendo um primeiro "laboratório" no Brasil (em paralelo com a Copa Toyota).
Anônimo disse…
Concordo que de 1960 1 970 esta disputa era oficial e disputadíssima o Milan nem se lembra das copas toyotas que perdeu mas da copa de 1963 eles reclamam até hoje de terem perdido devido aimportância gigantesca que era dada nas finais de Santos e Milan e Santos e Benfica teve públicos de mais de 130.000 no Maracanã por partida que eram playoffs mas mesmo a partir de 1980 não era amistoso eram organizados pela UEFA e Conmebol.Como este assunto é complexo .
Anônimo disse…
O Santos fc conquistou ainda em 1968 a Super Copa de Campeones Intercontinentales jogando contra a Inter de Milão na final depois de passar por uma recopa sula mericana e ser campeão .A Conmebol em seu site diz que é oterceiro Lauro Intercontinental oficial do Santos fc !Mas não tem caráter de Mundial pela pontuação recebida o mundial interclubes tem uma pontuação de 40 pontos por títulos e 2 pontos por jogo !!Quer dizer é o mesmo valor da Atual Copa Toyota no Japão.
Anônimo disse…
Alexsander me desculpe mas não consigo chamar o campeão lá no Japão de campeão mundial para mim vai ser sempre Copa Toyota agora até 1979 aí sim é campeão mundial interclubes pela tradição do torneio mesmo que o Santos conquistar este título um dia vou dizer que é Copa Toyota!!Porque acho que é um torneio comercial e de marketing ao contrário das décadas de 60 e 70 que eram verdadeiras guerras pelo título mundial.
Anônimo disse…
é também acho que o Inter ganhou esta Toyota Cup no Japão de pura sorte o Barcelona é infinitamente melhor que o Inter o Inter ganhou a copa toyota mas o melhor time do mundo é o Barcelona .
Anônimo disse…
O Inter foi CampeãO da Copa Toyota mas não é o melhor do mundo e isso ficou provado este ano no Brasileirão .Antigamente o campeão da copa toyota ou o campeão mundial interclubes era o melhor do mundo hoje não é na base da sorte.
Anônimo disse…
Santos fc o único e verdadeiro Campeão Mundial interclubes do Brasil !O resto é Copa Jipe Toyota do Japão o torneio da dona mitiko os caras vão lá e ganham uma chave de brinde ,ua,ua,ua,ua,ua!!!E tenho dito !!
Anônimo disse…
Será que o internacional com aquele timinho de Gabirú,Ceará,Rubens Cardoso,e cia ganharia uma melhor de 3 contra o Barcelona?Como o Santos ganhou de Benfica e Milan?O Inter ganhou na sorte se tivesse mais 10 minutos tomaria a virada e também se o Etoó jogasse a conversa era outra !!
Anônimo disse…
Xeque-mate meu caro watson!!
Anônimo disse…
Será que a tão importante Copa Toyota japon 2007 será transmitida para o Brasil este ano não tem nenhum time brasileiro na jogada acho que não terá transmissão pela tv aberta não de tão importante que é a disputa !!
Anônimo disse…
Dalhe inter campeão do MUNDO!
Gaymista é put*...
BI da segundona!
Anônimo disse…
E vocês acham que com timinho cagado de vocês que foram eliminados pelas gazelas vocês iriam ganhar alguma coisa no mundial, provavelmente não passariam nem pelo time africano.
Unknown disse…
O INTERNACIONAL É CAMPEÃO MUNDIAL DE SELEÇÕES DE 1942 !!!

Tendo o intuito de provar que a Igreja Católica não permaneceu passiva aos trágicos eventos que culminaram no Holocausto Judeu durante a 2ª Guerra Mundial membros da Assessoria Jurídica da Santa Sé pretendem encaminhar a FIFA uma pasta contendo uma série documentos, declarações e fotos para a entidade esportiva oficializar e reconhecer Copa do Mundo da Paz, realizada em novembro de 1942, dentro do Estado do Vaticano, como um legítimo campeonato mundial de seleções.
Segundo a assessoria o projeto teria sido idealizado pelo próprio Papa Pio XII para arrecadar verbas a resistência francesa que carecia de mantimentos e medicamentos.
“O problema não era o dinheiro em si”, explicou um dos assessores, “ mas fazê-lo chegar ao seu destino final sem causar suspeitas."
Em função da 2ª Grande Guerra a FIFA cancelou seu principal calendário esportivo. Aproveitando-se da situação o Sumo Pontífice elaborou uma Copa do Mundo "Pirata".
Sob a desculpa de não querer provocar atritos com o presidente da FIFA, o francês Julio Rimet, Sua Santidade teria convencido o ditador Benito Mussolini e aos membros da Gestapo a ajudar a realizar um torneio secreto envolvendo as seleções européias e sul americanas de melhor retrospecto nas três primeiras Copas do Mundo mais a Alemanha Nazista.
"O governo americano foi de extrema utilidade na época. Fez contatos com Brasil, Argentina e Uruguai esclarecendo em nome da Igreja as reais intenções aos governos daqueles países." – Esclareceu a assessoria.
Entretanto a concretização do projeto teria esbarrado em muitas barreiras. Uma delas era o receio das federações de futebol deslocarem suas equipes principais através de uma Europa envolta em batalhas sangrentas, sabotagens militares, assassinatos políticos e conspirações mortais.
A própria Itália, que abriga em seu território a menor nação do mundo, preferiu ser representada por um combinado dos três grandes clubes daquele tempo: a Bologna, a Ambrosiana-Inter, e a Roma uniram suas forças e jogadores para formar a Squadra Azurra.
A Alemanha Nazista também optou em se resguardar enviando também um combinado formado pelo Schalke 04, o Dresdner e os principais jogadores dos clubes da cidade Viena.
Somente a Tchecoslováquia e a Iugoslávia teriam enviado suas seleções principais enquanto que ardilosamente os Estados Unidos (3º colocado na Copa do Mundo de 1930) participaram reforçados com seis jogadores da seleção inglesa sob disfarces e documentos falsos.
O Uruguai foi representado pelos seus dois históricos gigantes: Peñarol e Nacional.
Já a Argentina teria tido na competição quase uma seleção completa composta pelos craques dos clubes de Bueno Aires.
A situação era a mais complexa pelo o que consta no relato.
Um combinado Rio-São Paulo estava prestes a zarpar quando chegou aos ouvidos que os fascistas iriam aprisionar jogadores negros que descessem em qualquer porto italiano. O boato dizia que não permitiriam a possibilidade de serem humilhados por homens que os governos da Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Japão) consideravam de raça inferior.
Crendo nesta informação os atletas brancos, em solidariedade, igualmente se recusaram a partir.
Valendo-se de diversos contatos em território brasileiro os agentes americanos conseguiram apoio da Federação Gaúcha de Futebol.
A dupla Gre-Nal já dominava os certames regionais, mas a direção tricolor não se dispôs a tal empreendimento. Os cartolas gremistas afirmavam que a exemplo da Alemanha Nazistas o clube também tinha uma administração de caráter germânico e uma política racial. “Participar desta fraude é como trair os ideais de nossos fundadores” - Conluiaram.
Coube ao Internacional mais liberal, patriótico e altruístico, a incumbência de representar sozinho o futebol do Brasil.
Os negros colorados não desanimaram ante os boatos de perseguição racial que poderiam sofrer e as regras daquela competição permitiam que jogadores estrangeiros não-naturalizados pudessem atuar em seleções diferentes de seus países de origem. Os gaúchos foram completos, inclusive levando consigo o argentino Vilalba.
Durante os jogos nenhum atleta negro foi maltratado ou desrespeitado. Todavia o jogo final entre Alemanha e Brasil/Internacional ocorreram incidentes não previstos pelos organizadores do evento.
A equipe dos pampas abriu o placar aos 28 segundos (Carlitos) do 1º tempo e ampliou aos 40 segundos (Tesourinha) da etapa complementar. Daí por diante os alemães passaram agredir os brasileiros, em especial os negros, sob o olhar complacente da arbitragem italiana. Quando os alvirrubros (o Internacional preferiu jogar usando o próprio uniforme ao invés das roupas da CBD) regiram tiveram dois homens expulsos: Álvaro e Ávila.
Pela metade do 2º tempo, Nena, Tesourinha, Castilhos e Carlitos já mancavam em campo devido as leões causadas por diversos pontapés da defesa adversária e o regulamento não permitiu substituições. Aos 35 minutos da fase final os nazistas descontam: 2 a 1.
A pressão era imensa, mas a zaga do Internacional abafava quase todos os ataques a sua meta. Somente em duas oportunidades o goleiro Júlio praticou importantes defesas. Numa delas os atacantes alemães chegaram a comemorar antecipadamente, mas o arqueiro colorado “vôo” espalmou a bola com a ponta dos dedos.
Aos 44, porém, o centroavante alemão entrou na área em impedimento e tocou por cobertura. Nisto um negro se atira de cabeça e desvia a pelota pela linha de fundo. Ele caí machucado e se arrasta para fora, sem condições de se manter em pé: era Nena que viera capengando em auxílio.
Na seqüência Júlio defende facilmente uma cabeçada oriunda do escanteio.
Após um acréscimo de 5 minutos o jogo é encerrado.
Brasil/Internacional é Campeão Mundial de Seleções 1942.
Parte do time ergue os feridos nos braços ao palanque.
A taça foi entregue pelo Papa em pessoa que abençoou cada um dos campeões mundiais. Todavia ela deve permanecer no Vaticano por enquanto: não devem existir provas da existência da Copa do Mundo “Pirata”.
“Agora o momento já chegou.” Afirma assessoria católica. “Temos a taça com o nome do Brasil e as fotos da equipe campeã.”
Dirigentes da FIFA alegam que se for verdade todas as alegações há grandes possibilidades de reconhecer, não o Brasil, mas Internacional como o primeiro como o primeiro clube de futebol campeão mundial de seleções.
Ninguém ainda da diretoria colorada atual foi contata para declarações oficias.
O dinheiro arrecado foi levado a resistência francesa por agentes secretos da CIA que estavam infiltrados na delegação americana.

Agência EFE S/A.
Anônimo disse…
Alguem viu Ronaldinho G. Jogar?
Ninguem viu porque a marcaçao de ceará foi impecavel.Atrás Edinho e Índio fecharam a zaga e quando a bola passava por eles clemer pegou todas!Sem contar Iarley que desempenhou o papel de líder no time.O gol do Inter começou de uma roubada de bola no campo de defesa e consequentemente um "lançamento"
que Iarley tira de Puyol(?) e passa pro Gabirú.
Agora me respondam.AONDE QUE TA A SORTE?!?!se tudo foi uma consequencia do que o time do inter jogou.Sorte pra mim seria se o goleiro do barcelona tivesse levado um frango ou algo do tipo.O INTER FEZ POR MERECER!
Anônimo disse…
Santistas, Gremistas, etc, claro que os títulos de vocês foram importantes, porém não são e nunca foram campeões mundiais, isso é apenas arrogância da parte de vocês, que eu entendo, pois também defenderia meu time assim, mas é só olhar o site do Boca, Milan, River, Real Madrid, Manchester, Inter de Milao, etc, que verão que lá na parte dos títulos está, Campeão da taça intercontinental, e até porque um título mundial não seria entregue por um mero funcionario da toyota seria?

só pra deixar claro que sou fã do time do santos no qual o pelé jogou melhor time da história porém não é mais.. passou, acontece!
e lembrando que na época os europeus eram mais fracos que os sul-americanos e que além de o hamburgo já ser um time fácil, imagina sem craques contratados de fora? muito fácil.. inter foi no coração contra dinheiro, foi em cima do melhor jogador (na época) e melhor time do mundo.. um time que sem dúvidas ficará para história..
saudações coloradas!
Anônimo disse…
Só falta você dizer que o Gabiru foi melhor que Pelé para com isso cara o que o Inter ganhou é a Copa Toyota o Santos sim foi campeão mundial interclubes!!
Anônimo disse…
vamos analisar o Santos com Pelé, Coutinho,Gilmar dos Santos Neves,Mengálvio,Pepe,Zito e cia enfrentando um time árabe ou asiático em uma semi final de Copa toyota quanto seria o placar?Parem de bobagens não dariam nem pro começo agora dizer que os times europeus eram fracos o Santos enfrentou Benfica e Milan que eram a base das seleções de seus países com verdadeiras feras em seus elencos.
Anônimo disse…
Vocês desmerecem a conquista do Santos pois fiquem sabendo que ele abriu as portas e ganhou respeito para o futebol ,brasileiro no exterior e hoje com patrocínios milionários fica tudo mais fácil a Copa Toyota hoje é mais um torneio comercial de exibição não se pode levar muito a sério os Europeus por exemplo não levam o Liverpool jogou com os bambis com um time reserva na época do santos não eles vinham com uma veradeira seleção para serem campeões.
Anônimo disse…
Santoooooossssssssssss!uh Libertadores!uh libertadores!!de 2002 pra cá é a quinta libertadores que participamos!!Vamos chaegar lá na Copa Toyota japon 2008 podem escrever!!Seremos Bi Campeões mundiais interclubes e campeões da copa toyota japon 2008!!Santooosssssssssssss!!!Obrigado por ganharem dos porquinhos hoje!!
Anônimo disse…
Santos campeon del mundo 1962/1963,o verdadeiro mundial interclubes não tinha essa de copa jipe ou time convidados eram verdadeiras guerras pelo caneco de melhor time do mundo .
Anônimo disse…
ImaGINEM uma provável semi final do mundial interclubes entre Santos fc do Rei Pelé,Coutinho,Dorval,Mengálvio,Pepe,etc contra Um time árabe,asiático,ou o raio que o parta se não fosse de 5 pra cima eu chutava o balde se o Benfica de Eusébio tomou 2 lavadas imaginem esses times de terceiro escalão do futebol mundial !!
Anônimo disse…
O Marcelinho Carioca em entrevista ao lance disse que o título dos gambás imundos em 2000 não vale como um mundial mesmo com reconhecimento da gagá Fifa ,pois eles não ganharam a libertadores de américa antes .Eu também acho que não pra mim campeão mundial interclubes é de 1960 até 1979 o resto é copa toyota e copa verão 2000 !!portanto campeão mundial interclubes legítimo no Brasil só tem um Santos Futebol Clube .
Anônimo disse…
A Copa jipe no Japão segue emociante ka,ka,ka,tem até time japonês ua,ua,ua,imaginem este time campeão e se dizendo o melhor do mundo ua,ua,ua,estou torcendo para isso assim desmolraliza de vez esta taça jipe no Japão .Santos fc Bi Campeão mundial interclubes legítimo.
Anônimo disse…
Os japoneses serão os times com mais chances nesta copa jipe pois entrarão todos os anos como convidados porque se trata de um torneio de apresentação só e para dar rendas se convida um clube do país sede ua,ua,ua,ua,ua,cada critério ua,ua,ua,já pensaram?um clube japonês campeão do jipão no japão?ua,ua,ua.
Anônimo disse…
Copa Intercontinental ou mundial é tudo a mesma porcaria nunca houve um campeão mundial de seleções ou de clubes que não fossem da América do Sul ou Europa esta versão de agora é ridícula com times de quinta categoria todo ano tá na cara que a final será entre améria e europa a famosa european /south american cup ou alguém acha que time japonês australiano árabe vai fazer alguma coisa os times jogam contra eles se poupando para a final é um treino oficial o mundial verdadeiro foi de 1960 a 1979.
Anônimo disse…
Com o patrocínio do banco santander agora a final mundial será na espanha quer dizer o título do inter também não valerá mais?por ser disputado no japão.hua,hua,hua.O Inter nunca mais vai conseguir disputar um título intercontinental oficial seja ele qual for ganhou um na base da sorte .hua,hua,hua.Vão se contentar agora no máximo com títulos estaduais.Intercontinental nunca mais .hua,hua,hua.
Anônimo disse…
uA!uA!uA!,a LDU vai disputar o pseudo mundial toyota ,uA uA uA,só faltam dizerem que eles são melhores que o Santos de 62/63,uA!uA!uA!
Anônimo disse…
Há tá. Só porque agora participam os times australianos, japoneses e egípcios é que o torneio vale? Te liga! Esse novo modelo é só pra agradar as confederações menores e os "scheiks" arábes que agora podem ver seus times milionários participarem.
Anônimo disse…
A vulgo Copa Toyota tanto era VÁLIDA como MUNDIAL DE CLUBES que deixou de ser disputada para dar lugar ao mundial Fifa.

Se fosse só um amistoso, porque deixaria de ser disputado? Ainda mais que houve acerto com a FIFA para haver a substituição?

Claro que a FIFA vai dizer que agora vale "a competição dela", até para prestigiar o evento.

Antes desse ridículo mendial Fifa era muito mais bala, pois todos sabem que os melhores times do mundo são o campeão da América e o Campeão da Europa.

Mas tem que dar um desconto por Sr. Alexsander Rosa pois na condição de colorado, está apenas a tentar desqualificar o título do 1º clube gaúcho campeão mundial de clubes...

Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo - GRANDES CAMPEÕES MUNDIAIS DE CLUBES!!!
Anônimo disse…
TORCEDOR - CUIDADO!

POST ESCRITO POR UM COLORADO - TOTALMENTE DESPROVIDO DE NEUTRALIDADE PORTANTO.

O ÚNICO OBJETIVO AQUI É, SORRATEIRAMENTE, TENTAR DESQUALIFICAR O MUNDIAL DE CLUBES CONQUISTADO PELO GRÊMIO FBPA EM 1983.

GRÊMIO CAMPEÃO DO MUNDO - NADA PODE SER MAIOR!
SouColorado.com disse…
Olá! Possuo e venho oferecer o domínio soucolorado.com
Tenha e-mail personalisado, ex: alexsander@soucolorado.com
Contato: soucolrado@yahoo.com.br
Anônimo disse…
Santos Campeão Mundial de 1962/1963,Campeão da Libertadores 1962/1963/2011,campeão da Super Copa 1968 e da Super copa mundial 1968,Campeão da copa Conmebol 1998 e da recopa sul americana 2012.
Anônimo disse…
Da-lhe Mazembe!!!!!!
Anônimo disse…
Santos Bi Campeão do Mundo , FIFA oficial
Anônimo disse…
Tudo errado. O que tem a ver quem participou ou não. Tem a ver com quem pode organizar o Mundial, quem é competente para dar veracidade ao evento. Somente a FIFA pode realizar essa competicão e acabou. Era Toyota ou Intercontinental.

Postagens mais visitadas deste blog

Rui Barbosa e a vergonha de ser honesto

O discurso de John Galt