Quiz

Resolvi adaptar o teste político "World's Smallest Political Quiz" para o Brasil. O funcionamento é o seguinte: para cada uma das perguntas abaixo, responda Concordo (C), Talvez (T) ou Discordo (D). Para cada C some 2 pontos e para cada T some 1 ponto (o D vale zero). Depois descubra sua posição no gráfico, colocando no eixo da esquerda os pontos das questões pessoais e no eixo da direita os pontos das questões econômicas. Ao final coloquei as definições de cada perfil político (traduzidas do site www.theadvocates.org).

Questões pessoais
  1. O Governo não deve censurar a livre expressão, a imprensa, a mídia ou a Internet.
  2. O Serviço Militar deve ser voluntário. Não deve haver alistamento.
  3. Não devem haver leis a respeito de sexo consentido entre adultos.
  4. Nâo devem haver leis proibindo a posse e o uso de drogas por adultos.
  5. Numa verdadeira democracia, o voto deve ser facultativo. [1]
Questões econômicas
  1. O Governo não deve ter programas de auxílio a empresas em dificuldades.
  2. Não devem haver barreiras governamentais ao livre comércio internacional.
  3. O povo deve poder controlar sua própria aposentadoria: privatizar a Previdência Social.
  4. Os programas sociais do Governo devem ser substituídos por Caridade Privada.
  5. Impostos e gastos governamentais devem ser reduzidos em 50% ou mais.
[1] A questão original seria "Não deve haver um documento de identidade de âmbito nacional", mas como nós já temos esse tipo de documento (identidade, CPF, PIS/PASEP, etc) e a questão do voto é importante, optei por fazer a troca. O teste original foi feito para os EUA, onde o voto é facultativo - se não fosse, certamente esta seria uma das perguntas.

Libertários apóiam a máxima liberdade tanto em assuntos pessoais quanto econômicos. Eles defendem um governo muito menor; um que é limitado a proteger os indivíduos da coerção e da violência. Libertários tendem a abraçar a responsabilidade individual, são contra burocracias e impostos governamentais, promovem a caridade privada, toleram estilos de vida diferentes, apóiam o livre mercado e defendem as liberdades civis.

Socialistas geralmente defendem a liberdade de escolha em assuntos pessoais, mas tendem a apoiar um controle significativo do governo sobre a economia. Eles geralmente apóiam uma "rede de segurança" financiada pelo governo para ajudar os excluídos e defendem controles rígidos sobre as empresas. Eles tendem a ser favoráveis a leis ambientais, apóiam a ação do governo na promoção de igualdades e toleram estilos de vida diferentes.

Centristas ficam no meio termo quanto ao controle governamental sobre a economia e o comportamento pessoal. Dependendo do assunto, eles às vezes são favoráveis à intervenção governamental e às vezes defendem a liberdade de escolha pessoal. Centristas se orgulham de manter uma mente aberta, tendendo a se opor a extremismos políticos. Eles alegam ter soluções práticas para os problemas.

Conservadores tendem a favorecer a liberdade econômica, mas freqüentemente apóiam leis que restringem comportamentos pessoais que violam "valores tradicionais". Eles são contra o controle excessivo do governo sobre as empresas, enquanto apóiam ações governamentais para defender a moralidade e a estrutura familiar tradicional. Conservadores normalmente apóiam um grande poderio militar, são contra a burocracia e os impostos altos e também endossam a ação policial enérgica.

Estatistas querem que o governo tenha um grande poder sobre a economia e o comportamento individual. Eles freqüentemente duvidam que o livre mercado e as liberdades individuais sejam opções práticas no mundo de hoje. Estatistas tendem a desconfiar do livre mercado, apóiam altos impostos e planejamento centralizado da economia, são contra estilos de vida diferentes e questionam a importância das liberdades civis.

Comentários

Pédia Online disse…
Baah, não sei muito sobre Politica, ainda, mas tenho um certo interesse, mas creio que não serei Estatista.

Postagens mais visitadas deste blog

Rui Barbosa e a vergonha de ser honesto

O discurso de John Galt

FIFA Club World Cup